Você sabe qual a melhor forma de ler para crianças?

Veja dicas para que elas tomem o gosto pela leitura e aprendam a ler mais rápido.

O que podemos fazer para que as crianças despertem o interesse e o desejo pela leitura? Como fazer com que elas se apaixonem pelos livros?

Sabemos que a leitura para a criança é muito importante para estimular seu desenvolvimento, sua imaginação, criatividade, inteligência e sua capacidade verbal. Um livro nas mãos de uma criança pode levá-la a um mundo de fantasia e de muita diversão.

Além dos brinquedos que ajudam na educação das crianças, os livros também devem estar presentes no dia-a-dia delas, pois é fundamental que o interesse pela leitura se inicie desde o berço para incentivar e tornar-se um hábito. Além disso, é fundamental que elas aprendam desde cedo os benefícios que os livros podem trazer para a vida e para o intelecto.

Não é necessário esperar primeiro que a criança comece a ler para que ela possa ter contato com os livros, muito pelo contrário, elas devem ouvir histórias o quanto antes possível, longe de qualquer distração, brinquedos, aparelhos eletrônicos ou quaisquer outros objetos que possam chamar mais atenção da criança do que a leitura.

Existem diversas formas para que as crianças embarquem nesse mundo literário. Livros só com ilustrações, imagens e vocabulários para que elas repitam as palavras e relacione com a imagem, livros com texto e ilustrações para as crianças que já sabem ler. E uma das melhores formas de ler para a criança, é o audiolivro.

Com a correria do dia a dia, estresse do serviço e muitas outras coisas acabam atrapalhando o contato dos livros entre pais e filhos que esquecem da importância para o desenvolvimento dos pequenos que pode acabar prejudicando-os até fisicamente como problemas de ansiedade e até déficit de atenção.

Os pais devem ler mais de uma vez, sempre que os filhos pedem e valorizar esse momento sempre diversificando os temas, favorecendo todo tipo de livro, seja do material que for.

Os benefícios são para toda a vida, além disso faz com que a criança se interesse pela leitura e queira buscar sempre mais, e adentrar no mundo da leitura, aumentando sua habilidade de escutar, desenvolver seu sentido crítico, aprender valores comuns, como ser uma criança boa e amiga, por exemplo, como o Peter Pan. Dessa forma, ajuda a relacionar-se melhor socialmente.

A leitura serve para que possamos compreender o que está sendo passado, e nada adianta se lermos muito rápido se não entendermos o que estamos lendo. Por isso que a leitura eficaz é o que se faz de forma adequada, respeitando as pausas e adequando o texto que tem à sua frente e compreender o que está sendo lido. Não só adultos, mas também muitas crianças aprendem melhor quando ouvem do que quando lê. Para crianças que são mais orais ou tem alguma dificuldade para ler, é difícil se prender a um livro, então ficar motivado acaba sendo essencial para desenvolver o gosto pela leitura.

O método de ensino adaptado para a criança é fundamental para que ela crie um hábito para toda a vida, é preciso que cada momento da leitura seja gostoso, estimulante e motivador.

A tecnologia contribui radicalmente para a mudança de comportamento infantil, o que pode ser preocupante, pois acabam isolando as crianças nos mundos virtuais e formando gerações despreparadas para o convívio social. O uso excessivo da televisão, videogames e muito mais pode influenciar negativamente na formação das crianças, já que é muito mais interessante navegar no mundo digital do que no mundo literário, o que pode ocasionar déficit de atenção, atrasos cognitivos, dificuldades de aprendizagem, impulsividade e problemas em lidar com sentimentos como a raiva e o risco de dependência por tecnologia.

Mas nem tudo o que a tecnologia pode nos oferecer, é algo negativo. Claro, temos que saber distinguir o que é benéfico do que não é e saber aplica-la em benefício da educação. Não temos como dispensá-la até porque faz parte da vida das novas gerações e é considerada um importante caminho para integrar as novas formas de aprendizado. E como podemos utilizar a tecnologia como uma forma de interação em prol a educação dos filhos?

Hoje em dia é possível ler em diferentes formatos, podendo escolher qual o mais adequado para cada um. Livros físicos, digitais e até mesmo os audiolivros.

Muitas crianças têm dificuldade em ler e uma das melhores formas de aprender é através do som da linguagem escrita. Com isso, uma nova plataforma de leitura, é a Tocalivros que possui um grande e diverso acervo de audiolivros. Existem diversas razões para colocar o audiolivro no hábito de leitura das crianças, uma dessas razões é uma forma de oferecer uma nova alternativa para leitores com dificuldades, apresentar novos vocabulários orais e consequentemente o vocabulário escrito e a melhor compreensão de histórias. Enquanto escutam, os pequenos podem acompanhar a história lendo, assimilando os sons da linguagem oral com a linguagem escrita, sendo um apoio para esses leitores com alguma dificuldade. Sendo assim, uma nova forma de convidar as crianças a entrarem no mundo da leitura e literatura que possuem um papel extremamente importante.

O ideal é uma leitura que apresente conteúdos atrativos, interessantes e adequados à capacidade, interesse e necessidades de cada criança.

A Tocalivros traz diversos títulos infantis para que seu filho se apaixone pela leitura de uma forma inovadora e adaptada. As grandes obras do Rubem Alves, que foi um dos educadores mais célebres e respeitados no Brasil e no exterior, além disso, em conjunto com a Editora GloboLivros traz a coleção Reinações de Narizinho que compõe o universo fantástico do Sítio do PicaPau Amarelo de Monteiro Lobato com produção de áudio em 3D, com trilhas sonoras, interpretações, efeitos e muito mais.

Como diz Ricardo Camps, um dos fundadores da Tocalivros: “Não há criança que não goste de ler, somente criança que não encontrou o audiolivro certo. ”

Uma vez desenvolvido e fortalecido, esse hábito se manterá pela vida toda preparando a criança para uma vida adulta mais responsável, consciente, culta e dinâmica.

Para saber mais sobre a Tocalivros e conhecer todo o acervo de audiolivros, basta acessar o site: www.tocalivros.com e navegar nesse novo mundo da literatura.

Deixe um Comentário

Portal Clube de Assinaturas © 2020 Todos os direitos reservados.