Veja como fazer um jardim para crianças

Saiba quais são as flores mais indicadas para a diversão dos pequenos

11 de fevereiro de 2015 às 8:02

Montar um jardim para as crianças que moram com você pode ser uma boa opção para estimular as atividades ao ar livre. Colocar as mãos na terra, ver as plantas começando a crescer e acompanhar o nascimento das flores são tarefas que podem incentivar os pequenos a ter cuidado com a natureza desde cedo.

Criança brincando no jardim

Para criar esse espaço você vai precisar de terra, adubo, um vaso ou floreira – ou de um espaço para o jardim, além de uma mini pá, um pequeno regador, uma tesoura de poda, luvas plásticas e plaquinhas de identificação para as plantas.

A arquiteta Thais Lacialamella lembra que algumas plantas devem ser evitadas, pois contêm substâncias tóxicas, que na verdade são defesas naturais contra predadores, mas podem causar em humanos e animais irritações na pele, vômitos e até mesmo falta de ar, aceleração cardíaca e outros casos mais graves. Portanto, é preciso estar sempre atento à espécie de planta que você pretende ter em casa.

Hortelã em hortas caseiras

No jardim das crianças, a hortelã pode estimular o olfato

Também é prudente evitar plantas com espinhos, como coroa-de-cristo, fênix, cactos e babosa, e aquelas que atraem insetos, como lantana, camarão amarelo, camarão vermelho  e dama-da-noite.

O que plantar num jardim para crianças

Thais ressalta que as melhores plantas são as que estimulam os sentidos das crianças e cita alguns exemplos. “As orelhas de lebre crescem com facilidade e têm toque macio”, diz.

Para estimular a visão, a arquiteta recomenda calêndula, boca-de-leão e girassol. “Os girassóis são altos, têm flores deslumbrantes e crescem com facilidade”, explica. Mas ela também cita petúnia, violeta, lírios da paz e gerânio.

Girassol no jardim

Para o olfato, uma boa pedida são as plantas de tempero, como alecrim, hortelã, manjericão, salsinha, cebolinha, coentro, menta, orégano, erva doce ou erva cidreira. Mas há também as plantas de perfume, como cravo, jasmim-estrela, madressilva, mini gardênia.

Para estimular o paladar, nada melhor do que frutas e legumes. “Mesmo as crianças muito pequenas sabem que verduras e frutas vêm da terra e será divertido participar do processo de cultivo”, diz. Há muitas opções, como morango, tomate – eles crescem em um suporte e vão girando em torno dele -, jabuticaba, romã, acerola, pitanga, ou ainda verduras e legumes, como alface e cenoura.

“Podemos pensar também em itens que estimulem a audição, como fontes de água e folhas secas. Assim todos os sentidos serão trabalhados”, acrescenta Thais.

 

fonte: Revista Zap

Deixe um Comentário

Portal Clube de Assinaturas © 2020 Todos os direitos reservados.