Valentina – Significado, Variantes, Personalidade e Numerologia

Valentina: Significa “valente”, “forte”, “vigorosa”, “cheia de saúde”.

O nome Valentina é a variante feminina de Valentim, Valentino, o qual tem origem no nome do latim Valentinus.

Trata-se de um diminutivo de valensvalentis. Quer dizer “valente, forte, vigoroso, cheio de saúde”.

É um nome muito popular na Rússia, que tem como uma das personalidades mais conhecidas a primeira mulher a visitar o espaço, a cosmonauta Valentina Tereshkova.

Ocorrida em junho de 1963, sua missão de sucesso concedeu-lhe destaque como heroína do seu país.

Trata-se de um bonito nome feminino que carrega consigo atributos de destaque e cujas mulheres assim registradas costumam ser afetivamente chamadas de Tina.

A versão masculina do nome, Valentim, foi encontrada em Portugal em documentos datados da primeira metade do século XVI.

Valentim é o nome do santo que foi martirizado no dia 14 de fevereiro, dia em que a maior parte do mundo comemora o Dia dos Namorados.

Após o imperador Cláudio II proibir que os homens se casassem, o presbítero Valentim realizava casamentos de casais apaixonados de forma clandestina. Por esse motivo, foi preso e condenado à morte.

Valentina é um nome bastante comum nos países de língua latina e anglo-saxônica, podendo ser encontrado também como um nome composto, tal como Maria Valentina.

Variantes

No Brasil, também é possível encontrarmos variantes do nome como Valentine. Por aqui, o nome também tem feito sucesso entre os famosos. Carolina Ferraz, atriz, registrou sua filha com o nome Valentina, assim como a confeccionista Larissa Cantaglli, que tem uma princesinha com esse nome, que é fenômeno na rede social Instagram. Mas não são só as baixinhas que tem esse nome. Uma das assistentes de palco do programa do Ratinho se chama Valentina Francavilla.

Apelidos

Para o nome Valentina, os apelidos usados podem ser Vá, Val, Vavá, Tina.

Personalidade

Valentina é um nome muito bonito, e representa uma pessoa com forte personalidade, que impõe suas ideias, é simpática, sincera, extrovertida, conservadora com relação ao que pensa, além de ser totalmente independente; faz tudo o que quer e precisa sem pedir ajuda. Detalhe: também é um pouco teimosa. Tá bom ou quer mais?

Se existisse uma Valentina décadas atrás, pode ter certeza que ela teria lutado por igualdade de direitos entre homens e mulheres. Mulher forte, pronta para defender seus ideais, lutar por direitos. Isso é o que define o nome Valentina: pessoa guerreira.

Acredito que, por tal motivo, muitos pais tem adotado o nome em seu bebê quando a gravidez é de risco ou mesmo quando a bebê passa por complicações no parto e sobrevive. O nome acaba sendo uma homenagem a essa pequena guerreira e vitoriosa.

Numerologia:

Personalidade

Alma

Destino

 

Deixe um Comentário

Portal Clube de Assinaturas © 2020 Todos os direitos reservados.