Sobre bicos de silicone…

bico de siliconeHoje vamos falar sobre os bicos de silicone.

Muitas mães referem que ele ajudou, que salvou a amamentação, etc.

Primeiramente, os bicos de silicone são utilizados porque  os mamilos estão feridos  mamilos planos ou invertidos (“não tenho bico”)  pega ruim.

Portanto, recorre-se aos bicos por dificuldades de amamentação (erro numero 1).

O bicos nada mais são do que uma “mamadeira de peito”.

Ele não estimula a sucção do bebê, não corrige a pega e não cria bicos em mamilos planos e invertidos.

Fora os riscos de infecção.

São um anteparo entre o bebê e a mãe, e engana-se quem pensa que ele ajuda.

Com o tempo a produção de leite diminui, sabem por quê? Porque o bebê suga o bico!!!!!!

Confuso, né?!

Explico: o bebê NUNCA deve sugar o bico, e sim a aréola, isso sim torna a mamada eficaz e indolor.

Amamentar não dói. É difícil, incomoda no início até engrenar, há várias dificuldades, mas a dor é um sinal de alerta de que algo está errado. Respeite esse sinal.

Com o bico o bebê fica mais longe ainda da aréola e, mesmo que a ferida cicatrize, a mamada não é a melhor que poderia ser. Sei que na própria maternidade o uso é encorajado, mas isso é mais uma daquelas coisas erradas que vemos por aí.

Vamos solucionar esse problema?

MEU MAMILO ESTÁ MUITO FERIDO E SÓ COM O BICO CONSIGO AMAMENTAR: claramente houve um erro de pega não corrigido a tempo e agora a situação está caótica.

Mas fique calma: existem outras soluções que não envolvem bico e dor  NÃO TENHO BICO, O BEBÊ FICA NERVOSO PARA PEGAR: você precisa de ajuda profissional, isso tem jeito, acredite  USO O BICO, ESTOU SUPER BEM, OBRIGADA: acompanhe isso de perto com o seu pediatra  NÃO ACHO QUE O BICO SEJA VILÃO. NO MEU CASO AJUDOU MUITO: o bico não é vilão, é somente uma ilusão (rimou!), é um provisório que não resolve a causa.

@sospediatria

• Vanessa
    Posted 09/10/2016 15:49 0Likes

• juliano
    Posted 14/02/2017 03:35 0Likes

amamentação

• Penha
    Posted 21/02/2018 21:02 0Likes

Olá gostaria de saber como fazer para consertar a pega do meu bebê, ele tem 06 dias e dei chupeta para ele durante a madrugada, pela primeira vez e pela manhã ele já está posicionando os lábios fechados e não como um peixinho. Meu seio está ferido agora.

• Marcella de Souza Francisco
    Posted 16/09/2018 16:38 0Likes

Acredito também que o bico de silicone não seja a solução para um problema, mas no meu caso, o bico de silicone me ajudou na madrugada. Minha bebê mama direitinho no peito, tem a pega perfeita, comprei o bico de silicone por indicação, mas não havia usado ainda… até que essa madrugada não sei o que aconteceu que minha bebê não queria e não conseguia mamar no peito, ficava nervosa, chorando, tirei uma pouco de leite para ver se era pq o peito estava duro demais e nada… recorri ao bico de silicone e foi o salvador da noite. Prefiro amamentar minha filha com o bico, mas oferecendo meu leite do que partir para fórmulas artificiais e mamadeira, mas antes de oferecer o bico de silicone logo de cara, toda vez de mamar tentei dar o peito antes e se ela demorava demais pra pegar ou ficava muito nervosa, colocava o bico, até que ela aceitou o peito novamente e não precisei mais do bico. O bico realmente não é vilão, mas acho que não deve ser ofertado logo de cara. Fiquei muito triste em ver que ela só mamou com o bico, cheguei a chorar de tristeza e nervosismo, mas foi uma conquista maravilhosa ver que ela voltou ao peito sem mediações.