Os primeiros 1.000 dias do bebê

Os primeiros 1.000 dias são extremamente importantes na vida de um bebê, pois tem grande influência na programação de sua saúde como um todo. Esse período corresponde aos 270 dias de gestação + 730 dias referentes aos 2 primeiros anos da criança e é nessa fase que ocorre uma adaptação celular ao meio, fazendo com que o organismo gere células adaptadas aos estímulos que está recebendo.

bebe-1000dias

Para entender melhor o que isso significa, podemos citar como exemplo a formação do paladar da criança. Hoje em dia já é sabido que o paladar começa a ser formado dentro do útero, pois o bebê sente o sabor dos alimentos que a mãe ingere através do líquido amniótico.

Sendo assim, uma mãe que consumiu muito doce durante a gestação, está passando essa informação para seu filho. Além disso, crianças que nascem com baixo peso, estarão mais vulneráveis ao desenvolvimento de diabetes e obesidade no futuro, já que o organismo terá a tendência de poupar energia, com a intenção de reverter esse quadro. À partir dessas informações podemos entender então a importância de uma alimentação equilibrada e saudável durante a gestação.

Quantos aos outros 730 dias, esses são primordiais para o desenvolvimento do cérebro do bebê. Nesse momento, entram os estímulos cognitivos, como músicas, passeios, relacionamento com outras crianças, interação com brinquedos, cores, alimentos, entre outros. Essas atividades, nenhuma muito sofisticada, tem o intuito de estimular o cérebro a criar mais conexões neuronais e aumentar a capacidade de aprendizado da criança.

Sabendo disso tudo, é possível entender a importância do ambiente e estímulos aos quais submetemos nossas crianças e saber que isso poderá influenciar suas vidas, lá na frente! Atentos à isso, seremos capazes de proporcionar mais benefícios à sua saúde, além de um futuro mais saudável.

fonte: Organic4

Deixe um Comentário

Portal Clube de Assinaturas © 2020 Todos os direitos reservados.