Peaceful baby lying on a bed while sleeping

Nas primeiras seis a oito semanas de vida, o bebê dorme longos períodos e não consegue ficar acordado por mais de duas horas. Por volta do terceiro mês ele ainda dorme em torno de 15h/dia.

Para estabelecer um padrão de sono, é importante seguir rotinas que devem ser estabelecidas desde os primeiros dias de vida.

Dicas importantes:

• Mostre a diferença entre dia e noite

Ao nascimento o bebê ainda não difere o dia e a noite e seus horários pra acordar e mamar são imprevisíveis. Mas, em torno de 2 semanas de vida, já é possível criar rotinas que possam ir organizando o sono de seu bebê.
 Durante o dia:

• Mantenha a casa bem iluminada
  • Não se preocupe em evitar os barulhos
  • Se ele dormir longos períodos entre as mamadas, acorde!

Durante a noite:

• Acenda o mínimo de luzes e faça pouco barulho
  • Evite conversar com o bebê
  • Se ele estiver dormindo tranquilamente, não o acorde para mamar

• Coloque seu bebê no berço desde a chegada da maternidade

É muito importante que o bebê identifique seu berço como seu espaço para dormir e descansar. Nunca o coloque para dormir na cama com você. Além de ser perigoso pelos riscos de queda e asfixia, não permite um sono tranquilo nem para você nem para seu bebê.

• Deixe que o bebê adormeça por conta própria

Tente deixar o bebê adormecer sozinho. Coloque-o no berço quando ele parecer cansado. Evite embalar ou balancear. Se desde o começo você acostumar o bebê a dormir sozinho, ele vai aprender esse ritual na hora dormir. Evite associações ente a hora de dormir e as mamadas.

• Crie Rotinas

Para que seu filho durma bem à noite, é preciso estabelecer uma boa rotina desde bem cedo.

Banho ao entardecer pode ser uma boa opção para relaxar seu bebê.

Manter sempre os mesmos horários para as rotinas da noite é importante para que ele vá se acostumando com as rotinas para dormir.

Canções de ninar ou músicas suaves antes de dormir podem criar um ambiente agradável e acolhedor e levar a associações que está na hora de dormir.

• Identifique os sinais que indicam cansaço

Nas primeiras seis a oito semanas de vida, o bebê não consegue ficar acordado por mais que duas horas por vez. Se você esperar muito mais que isso para colocá-lo para dormir, ele ficará agitado e demorará mais para dormir.

• Entenda seu bebê

Até os três meses, é inevitável que seu filho acorde à noite, portanto não crie expectativas de que ele durma a noite inteira. Até os cinco ou seis meses, é provável que ele ainda acorde para mamar.

Dra. Lisiane Dresch

Pediatra e Neonatologista

CRM 20.221

Sobre Alô Mamãe:
O Alô Mamãe é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês. É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante/mãe e do bebê. Além disso, a equipe de saúde entrará em contato para fazer o acompanhamento durante toda esta fase de gestação e pós-parto. O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes.
Site:

Fone: 0800 888 8121