1. É possível sim amamentar exclusivamente até os seis meses.
  2.  Você terá leite suficiente para os dois. Quanto mais eles mamam, mais leite é produzido
  3.  No inicio é meio atrapalhado, mas nada que uma ajuda de um profissional da amamentação ou de enfermeiras do hospital/banco de leite não resolvam
  4.  pode-se amamentá-los separadamente ou simultaneamente. No início algumas mães preferem um de cada vez e depois, quando já estão mais seguras, amamentam os dois ao mesmo tempo. Mas isso varia de mãe para mãe.
  5.  existem muitas posições para amamentar gêmeos. Sempre variar é bom.
  6.  os bebês devem revezar os seios. Assim eles fortificam os dois lados da musculatura da face e estimulam as duas mamas com a sucção.
  7.  é muito útil anotar quem mamou onde e tudo mais. Mas lembre-se: cuidado com excessos e rigidez nos horários. Nem sempre o bebê vai seguir a lógica das anotações. Se as anotações te deixarem mais nervosa, abandone-as e siga seu instinto.
  8.  Para o sucesso do aleitamento materno a mãe precisa de APOIO e TRANQUILIDADE. Você que está perto, pode dar isso a ela? Que bom! Então cuidado com palpites e comentários que possam desencorajá-la. Muitas vezes, no intuito de ajudar, falamos alguma coisa que vira um pulguinha atrás da orelha da mãe.
  9.  O ideal, pelo menos no início, é deixar a mãe sem nenhuma outra preocupação além de amamentar.
  10.  As mamães que amamentam exclusivamente devem sempre lembrar das palavrinhas mágicas diante de alguma tentativa de desmame precoce: “não, obrigada!” 

amamentacao_gemeos_varias

Deixe um Comentário