O que é um tampão mucoso, como se parece?

Se você está se perguntando o que é um tampão mucoso, como se parece, se o trabalho de parto começa uma vez que você o perde, e se você deve estar atento a isso, então está no lugar certo.

Bônus: abaixo, nós até colocamos uma animação do momento da perda do tampão mucoso!

O que é o tampão mucoso?

O tampão mucoso é exatamente o que o nome diz: um tampão feito de muco. Durante a gravidez, o tampão mucoso se desenvolve e se fixa no colo do útero (cervix) para bloquear o canal cervical. Sua função é proteger seu útero da entrada de bactérias e patógenos indesejados, como aqueles provenientes de relação sexuais ou exames vaginais.

O muco cervical é naturalmente rico em componentes antimicrobianosmas o tampão mucoso também contém o dobro das propriedades de combate às bactérias. As lisozimas no tampão mucoso destroem as paredes celulares da bactéria.

Qual o aspecto do tampão mucoso?

Os tampões mucosos podem ser claros, brancos, verdes, levemente rosas ou marrons. (assim como o muco que é expelido do seu nariz e garganta). O tampão tem aspecto gelatinoso e é grosso enquanto está no colo uterino, mas normalmente se torna mais fino e líquido uma vez que é expelido. Além disso, ele pode aparecer com sangue ou pode até parecer com  o que é expelido no lenço de nariz do seu filho. Porém, normalmente, os tampões mucosos são tipicamente esbranquiçados com traços rosa.

Ele mede aproximadamente 4-5 centímetros, ou tem aproximadamente 28 gramas de volume. Entretanto, essa quantidade pode parecer menos, caso seu corpo não expulse o muco de uma vez só, o que é comum.

Fotos do tampão mucoso

Muitas leitoras de Mama Natural generosamente contribuíram com essas fotos de seus tampões. Obrigada, mamães!

Essa foto do tampão mucoso é de uma mãe que o perdeu seis horas antes de dar à luz para seu segundo filho, com 40 semanas e 4 dias de gravidez.
Essa foto de tampão mucoso é de uma mãe que o perdeu com 38 semanas e 1 dia de gravidez. Ela entrou em trabalho de parto 12 horas depois de ter perdido e teve sua filha 14 horas depois disso. Essa é a foto do tampão mucoso que ela enviou para sua doula, a fim de comunicar que estava perto de entrar em trabalho de parto.
Essa mãe perdeu seu tampão mucoso em 24 de junho, de manhã cedo, e teve sua filha no dia 27 de junho antes do almoço.

Como e por que nós perdemos o tampão mucoso?

O processo de abertura do colo do útero começa no momento em que o bebê ‘’sai’’ e se estabelece na parte mais embaixo da pélvis. Quando o colo uterino começa a ‘’amadurecer’’ e se tornar mais ‘’macio’’ na preparação para o trabalho de parto, o tampão mucoso não é mais mantido firmemente no lugar que estava e é rompido. Essas mudanças no colo uterino pode fazer com que os capilares se rompam, criando o tom rosa do tampão mucoso.

O tampão é normalmente expelido depois de relações sexuais, ou durante o banho, tornando-se difícil de observar sua saída. Além disso, a secreção vaginal é maior durante a gravidez e isso também faz com que você não note sua saída.

Quando as mulheres geralmente perdem seus tampões mucosos?

O tampão mucoso geralmente é eliminado do seu corpo tipicamente entre 37 e 42 semanas de gestação. Isso pode até acontecer perto de dar a luz! Algumas mulheres, porém, podem perder cedo demais na gravidez, e novamente, o corpo irá criar mais muco para proteger seus bebês.

Quando seu estrogênio aumenta no final da gravidez, significa que é hora do seu corpo eliminar o tampão mucoso. Esses hormônios ajudam a diluir o tampão para que ele seja eliminado.

O que significa se o seu tampão mucoso sair?

Perder seu tampão mucoso geralmente indica que seu corpo está se preparando para trabalho de parto. O tampão mucoso é, antes de tudo, um dos maiores meios de defesa entre seu útero e o mundo exterior.  Seu colo uterino está se apagando ou dilatando, ou se preparando para o grande dia; esse apagamento é quando o colo afina e estica, enquanto a dilatação é quando ele se abre.

Perder o tampão mucoso é sinal de trabalho de parto?

Embora seu corpo esteja mostrando sinais de preparação para o trabalho de parto, não pegue a bolsa do recém-nascido ainda. O nascimento pode ocorrer horas depois, ou pode ocorrer semanas depois. O fato de perder o tampão mucoso é um sinal antecipado que o trabalho de parto está próximo, mas isso não significa que está iminente… ainda. Isso depende de cada mulher e não há uma receita de bolo.

Em quanto tempo o trabalho de parto começa, após a perda do tampão?

Se esse é o seu primeiro bebê, então pode demorar alguns dias ou semanas antes do começo do trabalho de parto. Entretanto, se não é o seu primeiro bebê, então você está mais próxima de estar no campo conhecido como ‘’dar luz em poucas horas’’. Não há cronograma exato para isso.

Aqui está uma animação do que acontece quando você perde o tampão mucoso antes de dar a luz: (ilustração)

Mucus plug animation before childbirth

100 informações sobre Gravidez, nascimento e ser mãe de primeira viagem

Medo de parto – Como se prevenir!

O TRABALHO DE PARTO TEM SINAIS?

Fonte: Mamanatural

Deixe um Comentário

Portal Clube de Assinaturas © 2020 Todos os direitos reservados.