O que é Baby Blues?

O que é o Baby blues após o parto

Como a tristeza afeta a mãe após o parto

Por que aparece o Baby blues após o parto

o-que-é-o-baby-blues-após-parto A

Sabe-se que depois do parto existe um aumento de estrógenos e de progesterona que influenciam no estado emocional da mulher (este efeito se observa nos dias prévios à menstruação). A todo esse coquetel de hormônios temos que somar as alterações na vida cotidiana, as exigências que implicam em cuidar de um bebê.

A recém estréia da mamãe pode ter mudanças bruscas de humor em que sente tristeza e ansiedade, sensação de vazio, dificuldades para dormir ou sono excessivo. Choro ou soluço fácil, irritabilidade, sentimento de culpa por não estar feliz como espera o seu meio familiar; necessidade de ajuda, que geralmente não é capaz de pedir, pensamentos pessimistas, alterações do apetite, seja pelo excesso de ingestão de alimentos ou perda da vontade de comer.

Sintomas do Baby blues na mãe

Além disso, a mulher também pode sentir:

• Cansaço e falta de energia. Se bem que a mãe estará mais cansada pela falta de um sono reparador todas as noites.
  • Dificuldade para se concentrar.
  • Ansiedade.
  • Pode sofrer dores de cabeça, transtornos digestivos ou dores crônicas.

Mas, o aspecto biológico expressa uma parte do problema, já que a mãe se vê submetida  uma situação de estresse psicológico diante da mudança de vida que produz o cuidado do seu filho já que o seu sono se altera, a amamentação lhe produz um desgaste fisiológico ao seu organismo e essas mudanças podem produzir ansiedade na mulher.

Caso não tenha sido advertida, uma mãe pode se surpreender por não se sentir tão feliz como esperava pela chegada do seu filho e chegar a pensar que não seja uma boa mãe, mas um pouco de repouso e apoio pode bastar para superar esse período sem problemas, especialmente se estiver consciente que o que está acontecendo é algo normal e transitório.

Os sintomas da tristeza pós-parto não são severos e duram de 3 a 5 dias. Não é necessário nenhum tipo de tratamento médico.

5 conselhos para evitar o Baby blues após o parto

Mas, o que a mamãe pode fazer para se sentir melhor durante essa etapa de tristeza puerperal? A gente dá algumas dicas:

1. Dormir quando o bebê estiver dormindo.

2. Delegar as tarefas de casa.

3. Não se sentir obrigada aos compromissos sociais.

4. Pedir ajuda ao companheiro e compartilhar com ele o que está sentindo, sabendo que a convivência com o bebê implica num aprendizado mútuo.

5. É muito importante a ajuda das avós, familiares próximos ou amigos porque se cria ao redor da nova mamãe uma rede de apoio que a ajudará a superar esta etapa.

E, sobretudo, pode ser muito benéfico unir-se o quanto antes a um grupo de apoio dirigido às novas mães e falar com outras mamães para trocar idéias e assuntos em comum.

O mais importante é conseguir com que a mulher não se sinta sozinha, mas que encontre apoio no seu meio familiar e seja capaz de pedir ajuda quando necessitar. Os casos de depressão pós-parto acontecem por volta de 10 a 15%, ou seja, que a mulher está passando por uma grande tristeza. Os sintomas da depressão são muito mais pronunciados e mais graves e se prolongam no tempo.

Sara Cañamero de León