Medo do umbigo??

umbigo

A palavra nem é “medo”. Na verdade, muitas mães têm aflição quando prcisam fazer a higiene do coto umbilical. Fique calma, o umbigo é amigo! (Até rimou ?). Olha só por que o umbigo é legal:

1. Essa gelatina branca se chama Geléia de Wharton e, dentre suas inúmeras funções, serve para proteger os vasos que passam dentro do umbigo e manter a oxigenação adequada do bebê.
  2. Por isso que quando tem nós no cordão ou cordão enrolado, o bebê não se prejudica, pois há esse escudo protegendo os vasos.
  3. passam 3 vasos (2 artérias e 1 veia) la dentro. Tentem achar os 3, eles vão ficando bem escurinhos com o passar dos dias
  4. O coto umbilical ligava o bebê à placenta e a placenta estava em você. Ou seja, foi por ele que seu corpo mandou nutrientes e oxigênio para o bebê. Foi o elo entre vocês durante muitos meses. Tem como não gostar do umbigo?

Se eu já consegui que vocês gostassem do umbigo, agora vamos parar de ter aflição! Quais os medos?
1- O bebê sente dor? Não, o coto umbilical é um tecido que já morreu. O bebê se incomoda com o álcool que você usa para limpar, pois é gelado.
2- Vou arrancar esse negócio? Não, o coto é resistente. Conforme você limpa, ele vai se desfazendo e vai cair sozinho. Por limpar tranquila que ele é firme.
3- O umbigo pode ficar por dentro da fralda? Pode. Pode ficar por fora da fralda? Pode.
4- Fica saindo um sanguinho e forma umas casquinhas ao redor. Limpe isso com álcool 70% até não sair mais.
Outras dúvidas sobre umbigo na tag#umbigosospediatra
E aí, ficaram amigos agora?

Os 100 primeiros dias do bebê – parte 2 (Sono, choro, frio/calor, umbigo e higiene)