A importância da rotina na infância

Olá Mamães, hoje vamos falar da importância da rotina na infância!

Rotina, quando planejamos na nossa cabeça está tudo perfeito, mas na hora da prática, nem sempre dá tão certo, é preciso ser flexível!

rotina infantil

Quando nós adultos falamos dela, pensamos em algo não muito legal, algo que limita. Para as crianças é o contrário, a rotina da a segurança necessária para o desenvolvimento e liberdade.

Quando falamos em rotina na infância, podemos pensar em horários e rituais. A criança que tem uma rotina definida passa a compreender e fica menos ansiosa e agitada. Já que sabe exatamente como se comportar e o que pode e o que não pode fazer.

Precisamos ter cuidado e não confundir rotina com falta de liberdade e limites extremos.

A introdução a rotina começa desde bebê, definindo os horários da mamadeira e alimentação. Assim ele saberá que depois do banho é hora da mamadeira. Neste início, toda rotina gira em torna da alimentação e higiene.

Para as crianças com mais de 12 meses, temos mais ações durante o dia. Como a criança que vai para escola de manhã deve compreender que ela não pode acordar e brincar. Ou acordar em diferentes horários. Faz parte da sua rotina acordar as 6 horas da manhã, tomar banho, se arrumar, tomar café e ir para escola. Na escola ela terá as aulas desenvolvidas dentro da rotina escolar. Quando ela volta para casa, essa criança sabe o que pode fazer.

Podem e devem existir possibilidades dentro da rotina, flexibilidade é a palavra chave! Na segunda, ela pode brincar, na terça, sabe que tem que fazer a lição de casa. Na quarta ela pratica algum esporte. Mas ela precisa entender como será o dia.

E assim criamos pequenas rotinas que organizam e ajudam no desenvolvimento da criança, e algumas passam a ser hábitos saudáveis, como a leitura!

Alguns educadores defendem que as crianças com rotinas definidas tendem a compreender melhor as atividades. E é verdade!

Um exemplo, uma criança fará uma atividade de pintura sentada no chão em casa, ela se mexe, não acha o seu espaço. Repita essa mesma atividade depois de um mês de aula. Ela irá sentar no chão, fazer a perninha de chinês, esperar a tinta. Ela já sabe o que esperar. Depois saberá que é a hora de limpar as mãos.

Comece com pequenas rotinas. Para os Pais de crianças maiores crie quadros de tarefas e negocie com os filhos algumas atividades. E neste momento é interessante começar as tarefas, como arrumar a cama, lavar o copo, ajudar com o lixo.

Com menos agitação e “preocupação” de como será o dia, ela foca no necessário e faz suas atividades com mais tranquilidade.

Infelizmente algumas vezes pecamos por excesso! Excesso de brinquedos, de possibilidades e isso pode irritar as crianças. Uma rotina bem planejada ajuda a percebermos quando estamos falhando.

No próximo post vamos falar da rotina para a hora de dormir!

Beijos,
Equipe PetiteBox

Deixe um Comentário

Portal Clube de Assinaturas © 2020 Todos os direitos reservados.