Dúvidas da Vacina contra Gripe

Duvidas da Vacina contra Gripe

• Essa vacina pode dar gripe?
  • Vacina na gravidez faz mal?
  • Qualquer um pode tomar essa vacina?
  • Quanto custa?

Essa vacina pode dar gripe?

Não. O vírus Influenza presente na vacina da gripe é inativado. Se a pessoa ficar gripada alguns dias após ser vacinada, ela provavelmente já estava infectada antes de receber a dose. Outra possibilidade é que ela tenha sido infectada por outro tipo de vírus, que resulta em quadro clínico semelhante.

Vacina na gravidez faz mal?

A resposta é não! Tanto que, após o baixo número de gestantes vacinadas na campanha de 2012, o Ministério da Saúde afirmou que entrou em contato com as sociedades de ginecologia e obstetrícia do Brasil para conscientizar os profissionais de saúde da importância da vacina durante a gravidez.

Qualquer um pode tomar essa vacina?

Todas as pessoas podem tomar a vacina, exceto aquelas que têm alergia a ovo (o alimento é usado na fabricação da vacina).

Quanto custa?

Para as pessoas que estão dentro dos grupos de risco (gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos, pessoas com doenças crônicas, indígenas, idosos e profissionais de saúde) sim, é de graça. Para as demais, é possível tomar a vacina na rede privada. Uma dose custa cerca de R$ 100.