desenvolvimento

 

1º mês – Grande estranho novo Mundo!
O primeiro ano de vida do seu bebê novo é um momento incrível. De um recém-nascido totalmente dependente de você ele se transforma em uma criança que está começando a andar, falar, com os primeiros sinais de independência.
Durante o primeiro mês, o recém-nascido está apenas se acostumando com este grande, estranho mundo novo. E você está se acostumando a cuidar de muitas necessidades do seu bebê.
Quando nascem não têm sentido de que eles ainda são uma pessoa separada de você, mas agora podem descobrir suas pernas e braços – mesmo que seja por acidentalmente bater-se. Será mais um mês ou dois antes de chegar qualquer coordenação.
2º mês – Bom ou Difícil?
A partir de agora toda atenção que você dá, ajuda o bebê crescer e se desenvolver.
Ele passa a ter uma primeira percepção do mundo. Ele será BOM se quando chora alguém vem, abraça, beija… e o faz sentir plenamente amado.
Por outro lado, se chora e ninguém vem, ou se ninguém nunca sorri ou abraça, ele vai pensar que o mundo é um lugar muito difícil.
O choro é a maneira de um recém-nascido de se comunicar , de dizer-lhe o que ele precisa.
3º mês – Novas Emoções
Seu bebê gasta muito tempo ocupado resolvendo questões básicas de emoções e de comunicação. Ela está aprendendo sobre a ligação entre suas palavras e suas expressões faciais. Ele ama o seu rosto, mas ele pode ser encontrar novos rostos interessantes também. Ele conhece a sua voz e vai virar a cabeça para você quando você fala.
Em torno desta idade o bebê pode começar a tentar ter uma conversa com você. Quando você fala que ele vai ouvir e tentar responder. Quando ele está sozinho, você pode até ouvi-lo tentando falar.

4º mês – Atitude e Tato
Nos seus primeiros meses, o bebê aprendeu a reconhecer a sua voz, lembre-se que você se parece e entender que você reage quando ele precisa de você.
Nesta idade, o bebé pode também sorrir e falar para ele próprio quando se vê no espelho e para você.
Ele está começando a mostrar emoções como raiva e frustração usando outros sons além de chorar.
Seu bebê começa a se entusiasmar e alcançar ou agarrar tudo ao seu redor – anéis, chocalhos, brinquedos, pequenos blocos … . Ele pode manter as coisas na mão, usando a palma da mão e o dedo indicador.

5º mês – Domínio do Sorriso
Nesse idade o bebê diferencia você e outros membros próximos da família e cuidadores, e entende quem você é. Em cerca de cinco meses de idade, ele está começando a formar uma forte ligação com você.
O pequeno vai virar para você quando ouve a sua voz, e você pode até achar que ela começa a responder ao seu nome ou outro som, como um sino tocando.
Seu bebê pode expressar novas emoções – rindo, gritando e sorrindo com felicidade, alegria e prazer. Ela também vai grunhir, franzir a testa e chorar se se sente irritado ou triste.
Ele dominou o sorriso e pode fazer isso quando quiser.
O apetite do seu bebê está crescendo, e ela está pronto para experimentar novos sabores e texturas. Isto significa que é um bom momento para introduzir alimentos sólidos.

6º mês – Imaginação e Memória
Este é um momento emocionante para o seu bebê.
Sua imaginação ganha vida agora, e sua memória começa a melhorar. Ele pode mostrar um forte apego a algumas pessoas ou brinquedos.
Bebê expressa seus sentimento claramente. Você vai saber quando ele está feliz, triste e também pode dizer como se sente por seu tom de voz e expressões faciais.
Este é um momento emocionante para o seu bebê.

7º mês – Sentindo pela boca
Por volta desta época seu bebê começa a se desenvolver com base no mundo externo. Ele quer aprender mais sobre o seu mundo. Por exemplo, ele vai olhar de perto objetos e descobrir os brinquedos depois de vê-los escondidos. Ele ainda vai colocar mais coisas em sua boca também.
Seu bebê está ficando melhor em pegar coisas. Ele também pode usar os dedos para tentar se alimentar.
Nesta idade, o bebê adora brincar com você e gosta especialmente de jogos como esconde-esconde. Ele está balbuciando e você pode até ouvi-lo dizer ‘mama’ ou ‘dada’, mas ele não vai saber o que significam essas palavras ainda.
Rastejando ou rolando são algumas formas o seu bebê se mover. Ele pode sentar-se e também pode puxar-se para cima em uma posição ajoelhada.

8º mês – Novas conexões!
Nesta idade, o bebê está tendo um forte desenvolvimento e crescimento em seu cérebro. É o momento de novas conexões neurais. Sua memória está melhorando, o que o ajuda a reconhecer e formar vínculos mais fortes com seus amigos favoritos, brinquedos e livros.
Suas emoções estão amadurecendo muito. Ele pode expressar medo e também reagir a suas expressões faciais.
Ele começa a ligar palavras com seus significados e compreender a sua linguagem corporal – por exemplo, se você apontar para alguma coisa, ele poderia olhar para isso.

9º mês – Cuidado com escadas

A maioria dos bebês aprende a puxar seu corpo para cima e também aprendem a subir. É uma habilidade diferente, mas também envolve a coordenação de pernas, deslocando o peso, e usando os braços para puxar o corpo para cima.
Escadas são muitas vezes irresistíveis a um jovem escalador, mas descendo as escadas requer habilidades que ela não vai desenvolver por mais alguns meses.
Os pais têm que estar muito atentos das crianças subir escadas.

10º mês– Falar ajuda a entender
Em torno desta idade, o bebê pode engatinhar e ficar de pé com apoio – por exemplo, segurando a sua mão ou móveis. Ele pode andar pela exploração em suas mãos e pode até estar andando sozinho.
Também pode responder a estímulos seguindo uma instrução muito simples, sem você mostrar a ele o que você quer – por exemplo, ‘Dá isso para mim?’
Converse com o seu bebê: o bebê está interessado na conversa, então falar de coisas cotidianas, como o que você está fazendo, vai ajudá-la a entender o que as palavras significam. Quanto mais você falar, melhor!

11º mês– Companhia de leitura
Seu bebê está muito interessado em conversas, e muitas vezes por volta dessa idade que você vai ouvir a primeira palavra.
Quando você canta com seu bebê, você pode achar que ela se junta. Ela também gosta de olhar para fotos em livros e adora ler com você.
Seu bebê está ocupado aprendendo o tempo todo. Ela adora encontrar objetos escondidos (por exemplo, um brinquedo escondido debaixo de um copo), ou se você mostrar-lhe como as coisas funcionam (por exemplo, a tampa de um recipiente). Ela também está estendendo a mão e agarrando as coisas, usando-as (por exemplo, mexendo com uma colher) e talvez até mesmo jogá-los!
Seu bebê provavelmente ainda vai precisar de apoio para ficar sozinho, mas ele pode tentar de pé por conta própria durante alguns segundos.

12º mês – Movimentos do futuro!
Ele agora está se comunicando de muitas maneiras – apontando, grunhindo, acenando, acenando e muitas vezes tentando falar com você também. Seu som soa mais como uma conversa, e ele pode agora dizer algumas palavras isoladas, bem como ‘papapa’ e ‘mamama’.
Ao longo dos últimos meses, o seu bebê tenha aprendido a ser assertivo e expressar emoções como cautela e medo. Ele pode ser mais consciente de suas próprias necessidades e desejos, e saber comunicá-las para você.
Estimule os movimentos, isso ajuda seu bebê a desenvolver a postura e aumentar a força muscular. Ajuda a estabelecer as bases para movimentos mais complexos, como o rastreamento, puxando para ficar de pé e andar.
Depois… é só correr atrás dele!!!

Deixe um Comentário