Descubra a diferença entre gosto e sabor e conheça o gosto Umami

Gosto e sabor não são sinônimos e o Umami está mais presente no seu dia-a-dia do que você imagina

 Gosto e sabor são comumente considerados sinônimos, mas não são. Cada um tem particularidades e funções diferentes. Gostos só existem cinco: doce, salgado, azedo, amargo e Umami. O último, bem popular no oriente, pode ser sentido em vários alimentos que ingerimos com bastante frequência, como o queijo parmesão e o tomate.

No caso do sabor, a complexidade é um pouco maior. Para sentir um sabor é necessária a combinação de diversos sentidos, como o tato, o olfato e o paladar. A doutora em bromatologia de alimentos, Hellen Maluly, explica: “quando provamos uma bolacha e ela está murcha é comum acharmos que ela está com o sabor diferente, quando, na realidade, apenas a sua textura mudou. Porém, apesar disso, não aceitamos o alimento da mesma forma que aceitaríamos se ela estivesse ‘fresca’. Já o gosto é mais fácil. Quando colocamos a mesma bolacha murcha na boca, apesar de não estar em prefeitas condições, conseguimos percebê-la como sendo doce ou salgada, os outros sentidos não influenciam essa percepção”.

 

Gosto Umami

 No início do século 20, um pesquisador japonês chamado Kikunae Ikeda descobriu um quinto gosto, algo peculiar, diferente dos conhecidos até então. Batizado de Umami, que em português pode ser traduzido como “saboroso” ou “delicioso”, o quinto gosto só foi reconhecido cientificamente várias décadas depois, em Miami.

“Duas características principais diferenciam o Umami dos demais: o aumento da salivação e o prolongamento do gosto por cerca de alguns minutos após a ingestão do alimento”, esclarece a professora.

Segundo Hellen o queijo parmesão, alimento com maior concentração de substância Umami, é um ótimo exemplo para tentar entender o quinto gosto. “Após a ingestão do queijo parmesão, sentimos um gosto que permanece na superfície da língua por alguns minutos, após a eliminação do gosto salgado. De uma maneira genérica, este é o gosto Umami”, ilustra a especialista.

 

Teste Gosto x Sabor

Faça o teste a seguir e entenda a diferença entre os dois conceitos:

– Pegue uma bala de hortelã

– Tape o nariz

– Coloque a bala na boca e permaneça com o nariz tapado

– Após alguns segundos destape o nariz

 

Note que quando a bala é colocada na boca com o nariz tapado, é possível sentir apenas o doce, ou seja, o gosto. Mas quando o nariz é destapado, além do gosto doce, é possível sentir que a bala, através da interação entre o paladar e o olfato, resulta no sabor hortelã.

 

Deixe um Comentário

Portal Clube de Assinaturas © 2020 Todos os direitos reservados.