CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIO DE CESÁREA

Se a cesárea estiver indicada…

Quando é verificado que o parto normal não é viável, e isso pode ocorrer por diversos motivos, recorre-se a uma segunda alternativa que é a cesariana. Nos últimos anos as taxas de cesárea tem se mostrado altas, e muitas vezes esse procedimento cirúrgico ocorre sem uma verdadeira indicação.

pós parto

SIM, a cesariana é uma cirurgia! E por ser um procedimento cirúrgico deve ser tratada com muito cuidado e após realiza-la há muito mais restrições do que um pós-parto normal.

A cesariana, por ser um procedimento invasivo, onde a barriga da mulher é aberta até chegar ao útero, a higiene é imprescindível:

  • Os pontos devem ser bem limpos e cuidados, sempre observando se há algum sinal local de inflamação ou infecção, como vermelhidão, inchaço, dor, local mais quente que o normal e presença de secreções (perceber também alterações de cor e cheiro)
  • A limpeza dos pontos deve ser feita no banho com água e sabão, não utilizar nenhuma substância para limpar após do banho além de gaze e soro fisiológico.
  • Mesmo quando realizada cesárea há um sangramento vaginal, semelhante a uma menstruação, e a higiene intima com maior frequência é de extrema importância. A mulher deve tomar banho pelo menos três vezes ao dia e após evacuar, a limpeza deve ser feita com sabão neutro, no sentido anteroposterior (de frente para trás) e em seguida deve-se secar cuidadosamente.
  • É comum que nessa fase o intestino fique um pouco preguiçoso, mas isso deve normalizar após terceiro ou quarto dia. Pode ocorrer também uma demora nesta normalização devido a anestesia utilizada na cesárea, que pode diminuir o que chamamos de peristaltismo intestinal. Para estimular o peristaltismo é importante realizar caminhadas leves durante 15 a 20 minutos pela manhã, além da ingestão de alimentos ricos em fibra, sempre se lembrando de tomar bastante água!

É de grande importância que a mulher que realiza cesárea esteja ciente de que este é um procedimento cirúrgico e deve ser tratado como tal. Logo, há diversas restrições com relação à realização de algumas tarefas. Todo movimento que exige força ou agachamentos deve ser evitado, pelo menos até retirar os pontos.

Entre o sétimo e décimo dia os pontos são retirados, mas mesmo assim deve-se ter muito cuidado. Após a primeira semana pode dar início a atividades leves, porém atividades intensas não são indicadas até o terceiro mês. A hidroginástica é uma boa alternativa de atividade pós-parto e pode ser iniciada após seis ou oito semanas.

Converse com seu obstetra, quando for retirar os pontos, tire suas dúvidas e peça sugestão a ele de atividade física indicada em cada fase da sua recuperação.

 

Letícia Silva

Enfermeira Obstetra

COREN: 408.652

 

Sobre Alô Mamãe:
O Alô Mamãe é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês. É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante/mãe e do bebê. Além disso, a equipe de saúde entrará em contato para fazer o acompanhamento durante toda esta fase de gestação e pós-parto. O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes.
Site: http://alomamae.net/#/petitebox
Fone: 0800 888 8121
Vídeo: https://youtu.be/xejCbTdoFz4

Deixe um Comentário

Portal Clube de Assinaturas © 2020 Todos os direitos reservados.