Cuidados com o cordão umbilical: limpeza e sinais de infecção

O cordão umbilical transportou nutrientes de você para o bebê durante a gravidez. Agora, seu bebê tem um coto de púrpura azul que tem cerca de meio centímetro a uma polegada de comprimento. Levará algum tempo (aproximadamente 1-2 semanas) antes que ele seque e cai. Será preciso um pouco de cuidado e atenção para evitar irritações e infecções.

Como faço para cuidar do cordão umbilical do meu bebê?
Mantenha a área limpa

Os pediatras costumavam recomendar a limpeza da base do cordão com álcool. No entanto, a maioria agora recomenda deixar o toco completamente sozinho porque se acredita que o álcool irrita a pele e às vezes atrasa a cura. Outros métodos para cuidar do cordão do seu bebê incluem o uso de Goldenseal Root e Echinacea. É melhor consultar o pediatra do seu filho para suas recomendações antes de usar qualquer um desses métodos alternativos.

Mantenha a área seca

Deixe o cordão ser exposto ao ar com a maior freqüência possível. Isso permite que a base do cabo seque e diminua a quantidade de tempo que é necessário para a cicatrização ocorrer. Usar fraldas recém-nascidas que tenham um corte especial ou dobrando a fralda do bebê para baixo ajudará a evitar que o cordão fique irritado. Se o tempo permitir, traga seu bebê apenas com uma camiseta e uma fralda para permitir mais tempo para que o cordão seque.

Somente dê banhos de esponja

Não banhe seu bebê em uma pia ou banheira especial até que o cordão umbilical tenha caído. Se o seu bebê tomar um banho, certifique-se de ventilar a área para secá-lo completamente. Você não quer esfregá-lo, pois isso pode causar irritação.

Permitir que o cordão cure naturalmente

Pode ser tentador “ajudar” o cordão a secar e cair, especialmente se parece estar pendurado por um fio, mas é melhor permitir que isso aconteça naturalmente. Abster-se de escolher e retirar o cabo.

Quais são os sinais de infecção?
Sinais de infecção podem incluir se o cordão:

  • A base aparece vermelha ou inchada
  • Continua sangrando
  • Ozia de pus amarelada ou branca
  • Produz uma falta de cheiro
  • Parece doloroso para o seu bebê
  • Sinais de infecção do tronco do cordão umbilical podem resultar em uma omphalite (uma infecção potencialmente fatal do cordão umbilical). Isso é considerado uma condição séria e precisa ser tratado imediatamente.

Quando devo chamar o pediatra do meu bebê?

Se houver sinais de infecção.

Se o cordão estiver sangrando ativamente. Isso ocorre normalmente se o cabo for removido prematuramente. O sangramento ativo é definido como quando uma gota de sangue é apagada, outra queda aparece.

O que é um granuloma umbilical?

Um granuloma umbilical é um pequeno nódulo de tecido rosado-vermelho firme (semelhante ao tecido cicatricial) com drenagem verde-amarelada persistente. Isso é diferente de uma infecção porque não é acompanhada por inchaço, vermelhidão, calor, sensibilidade ou febre. Isso é mais frequentemente tratado por cauterização que é realizada pela aplicação de nitrato de prata na área para queimar o tecido. Não há terminações nervosas na área, por isso não é doloroso.

 


Deixe um Comentário

Portal Clube de Assinaturas © 2020 Todos os direitos reservados.