AS ALTERAÇÕES EMOCIONAIS DA MULHER NO PUERPÉRIO

imagem: google
imagem: google

Após o parto, o que é denominado puerpério, é normal que a mulher sinta alguma instabilidade emocional. A responsabilidade de cuidar de um recém-nascido é enorme e pode lhe causar ansiedade nos primeiros dias. Seu estado de humor pode oscilar, também, entre momentos de grande alegria e energia, e momentos de tristeza e fadiga. Este processo é natural e poderá demorar algum tempo para que a mulher consiga encontrar o equilíbrio emocional. É importante ter muita calma e ter em mente que estes sentimentos são passageiros. Aos poucos será possível interpretar naturalmente as necessidades do bebê, o que ajudará a trazer a tranquilidade novamente.

Entenda que é muito importante:

  • Assumir que não somos perfeitos
  • Entender que para cuidar do bebê precisamos, antes, cuidar de nós mesmos
  • Saber que teremos necessidades de abrir mão de algumas coisas, mas podemos incluir o bebê em nossa rotina e continuar fazendo nossas atividades corriqueiras
  • Sair de casa nem que seja para ir ao mercado, fazer uma caminhada ao ar livre, ir ao salão de beleza, etc
  • Aprender que precisamos de ajuda, e reconhecer a necessidade dela
  • Buscar apoio e orientação sempre

“Ter clareza a respeito do próprio desejo, confiar na intuição e impulsionar o voo em direção ao interior da alma feminina são atitudes que facilitam a travessia” (GUTMAN, 2014).

Mario M.C.Abreu

Psicólogo do Grupo de Risco a Saúde da E-Pharma

CRP 92438

 

Sobre Alô Mamãe:
O Alô Mamãe é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês. É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante/mãe e do bebê. Além disso, a equipe de saúde entrará em contato para fazer o acompanhamento durante toda esta fase de gestação e pós-parto. O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes.
Site: http://alomamae.net/#/petitebox
Fone: 0800 888 8121
Vídeo: https://youtu.be/xejCbTdoFz4Disturbios-Emocionais-no-Pos-Parto-8

Deixe um Comentário

Portal Clube de Assinaturas © 2020 Todos os direitos reservados.