A troca das fraldas

fralda1

É provável que na primeira vez que você for trocar a fralda do seu recém-nascido em casa vai pensar que essa tarefa daria menos trabalho do que, naquele momento, pode parecer. Acredite: no segundo dia, você já estará craque na função. Mas alguns cuidados são necessários. Veja também como transformar esse momento em algo prazeroso.

A higiene da pele e a troca de fralda devem ser realizadas sempre que o recém-nascido estiver com a fralda molhada ou suja, para fralda3prevenir assaduras. Isso pode significar cerca de dez trocas diárias de fraldas. Opte por fazer a limpeza, preferencialmente, antes das mamadas, pois após a amamentação, o bebê pode regurgitar com a manipulação e logo após cada evacuação.

A limpeza deve ser feita com algodão umedecido em água morna, de frente para trás, evitando assim levar resíduos de fezes para a uretra. Não é indicado o uso de lenços umedecidos para a troca de fraldas. Esses produtos são muito úteis quando o bebê for maior e houver necessidade de trocá-lo durante passeios.

Nos meninos, é muito comum o acúmulo de fezes abaixo dos testículos. Não há necessidade de retrair o prepúcio, pois essa separação ocorre naturalmente com o tempo, caso não ocorra converse com o pediatra. Se o bebê for submetido à circuncisão, realize a limpeza do local com água morna e aplique o medicamento conforme a recomendação médica.

As meninas podem apresentar uma secreção vaginal esbranquiçada ou ligeiramente sanguinolenta, causada pela passagem de hormônios maternos durante a gestação. Isto é considerado normal.

fralda2Deite o bebê no trocador, sobre uma toalha-fralda. Tire o macacão e o culote. Abra a fralda suja, dobrando o velcro das abas na fralda para não colar na pele do bebê, algo muito comum de acontecer. Faça a higiene, coloque uma fralda limpa e arrume os elásticos para que não fiquem embolados.

O tamanho da fralda deve ser adequado ao peso do bebê e as pomadas antiassaduras somente se o pediatra recomendar.

O momento da higiene é sempre de interação com o bebê. Durante a troca da fralda, converse com seu filho ou filha, com voz suave. Você vai se surpreender com a receptividade da criança.

E jamais o deixe sozinho sobre o trocador. Nunca se sabe quando um recém-nascido pode se virar, então melhor não arriscar.

O que você vai precisar:

Fralda, água morna, algodão e, se recomendado, uma pomada para prevenir assaduras.

Saiba mais:

As primeiras fezes do bebê são chamadas de mecônio. Ele tem coloração esverdeada-escura e aspecto pegajoso. Após o início da amamentação, a cor muda até ficar amarelada. A frequência de evacuações é variável. O mecônio e a urina são eliminados desde as primeiras horas de vida.

O bebê pode urinar e eliminar mecônio inclusive no momento do nascimento.fralda4

fonte: http://www.einstein.br

Deixe um Comentário

Portal Clube de Assinaturas © 2020 Todos os direitos reservados.