A importância do café da manhã

Você sabe porque o café da manhã é considerado a principal refeição do dia?

O café da manhã é quem “avisa” seu corpo que você acordou, cumprindo assim papel fundamental na ativação e regulação do metabolismo. Essa refeição deve ser balanceada, mesmo que rápida e simples, para garantir o fornecimento dos principais nutrientes que servirão de “matéria-prima” para que o corpo possa trabalhar com vigor e eficiência, além de manter o apetite controlado até a próxima refeição.

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Se você é daqueles que acorda sem fome, aos poucos, comece a criar o hábito de se alimentar pela manhã, que a disposição para realizar essa refeição aparecerá. Nosso organismo possui uma extrema capacidade adaptativa, mas para que a adaptação ocorra, é preciso dar o estímulo correto. Para facilitar esse processo, procure evitar excessos no jantar ou aguarde cerca de 40 minutos após acordar para tomar seu café da manhã. Mas saiba que, para aproveitar todos os seus benefícios, ele precisa ser completo, contendo fontes de carboidrato, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras. Veja algumas opções:

  • Vitamina de fruta com leite semi-desnatado, aveia e sementes de linhaça
  • Pão de forma integral com queijo branco e suco natural de frutas mistas
  • Tapioca com ovos mexidos e salada de fruta com sementes de chia e castanha de caju picada
  • Iogurte com frutas picadas e granola com frutas secas e sementes.
Um café da manhã equilibrado é determinante para se manter saudável e também, um grande aliado para o bom desempenho nos estudos e trabalho. Algumas pesquisas já revelaram que deixar de comer no início do dia pode afetar a capacidade de concentração.
Quando você começa o dia com um café da manhã desbalanceado ou pulando essa refeição, sem energia, seu organismo trabalhará de forma “econômica” e não executará tarefas importantes, reduzindo para patamares mínimos o seu gasto energético. Resultado: falta de disposição, sonolência, falta de concentração, queima de massa muscular para fornecimento de energia, aumento do apetite e possível compulsão por comida na próxima refeição. Não vale a pena, certo?

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